ramblings about life and tech...  

Julho, 11 2006
Terça-feira

Sapo Tags


Olha... está live.

Parace incrível, mas para um site onde é suposto eu inserir bookmarks, eu simplesmente não encontro a opção para fazer isso mesmo. Já ontem... não encontrava, e hoje estamos na mesma.
Não me digam que se faz exclusivamente com "aqueles butões" ? É que se for... o site está visto.

De resto é mais um site de tags. Na prática tem tudo o que os outros tem, incluíndo RSS aos pacotes e até uma API.

Outros do género que têm aparecido por cá... fa.voritos.com e o Marcantes ambo baseados no Scuttle.

Update: Aaahhh... afinal apareceu um link para adicionar URLs. Tava a ver que não. :-D
Mas reparei num "defeito"... não são permitidas tags com mais de uma palavra. Era só detectar uma vírgula, bolas. :-(

Hora 11 Julho 2006 - 20:13   Comentários 36 Comentário(s)    

Notícias possivelmente relacionadas:
Sapo inaugura laboratório na Universidade do Porto
Sapo Codebits de 11 a 13 de Novembro
Arranca 2ª Edição da Feira Virtual Sapo Emprego
O Sapo Codebits começa hoje
Sapo apresenta smartphone
Auto Sapo com aplicação gratuita para iPhone
Sapo lança serviço de descontos
Powered by Destakes


Comentários - Comentar ?

Enfim...
para dizer mal cá está o português.

Quais as garantias que o fa.voritos.com e o marcantes dão aos users de que dum momento para o outro decidem acabar com o serviço e os users ficam a arder sem os bookmarks que andaram a guardar lá durante uns tempos?? As mesmas garantias que o del.icio.us dava antes de ter sido comprado pelo yahoo (eu só comecei a usar o del.icio.us depois disso, antes usava um que tinha feito só para mim)?? Ou as mesmas que tu dás no teu itjobs, destakes, etc??

por suskind a 11 Julho 2006 - 22:13

Lol..
Então e o SAPO dá essa garantia? http://www.civilis.net/blog/?id=117
por Marco Rodrigues a 11 Julho 2006 - 22:32

Garantias
Para dizer mal ? Queres ser mais claro ou os argumentos são coisa do passado ?
Ninguém está a atacar o teu patrão, é só uma opinião, sabes, aquela cena que as pessoas têm, e fundamentada ainda por cima, vê lá tu.
Mas já agora, que gantatias dá o Sapo ? Sabes ? É que ultimamente os serviços lançados são todos em 'beta' e parecem nunca sair desse estado. Vá-se lá saber pq...

por Carlos Jorge Andrade a 11 Julho 2006 - 22:32

..
A crítica parece-me até leve demais.

Na verdade, trata-se de mais um serviço, sem nada de inovador que se limita a copiar e a traduzir para português algo que existe com bastante mais qualidade (vide del.icio.us e ma.gnolia).

Isso sim, é bem português!

por Mário Lopes a 11 Julho 2006 - 23:02

Inovar não é tudo
Entendam que inovar não é tudo. Uma estrategia bastante valida no mundo dos negocios é a de ser o seguidor. A empresa que espera sempre o lançamento do produto pela concorrencia e a seguir copia.
O Sapo é o maior portal portugues e tem a orientação para as massas, nao para os geeks.
Faz todo sentido essa "simplificação" dos serviços que se consagram para agradar ao seu publico-alvo.

por Rodrigo Nascimento a 11 Julho 2006 - 23:27

Simplificar é uma coisa...
Simplificar é uma coisa, colocar butões e cores a pontapé para complicar a coisa é outra!

O SAPO tags não está simples, até complica um conceito bem simples...

por Cláudio Franco a 11 Julho 2006 - 23:33

Inovar
Rodrigo,

Nem mais. Ao Sapo basta "copiar" para fazer um sucesso tendo em conta a base de utilizadores. Basta ver o Fotos e os blogs que tb de novo pouco trouxeram. Não que não inove, mas como diz não o precisa de fazer constantemente, nem é a sua obrigação.

O meu commentário é apenas comparativo ao que já existe. E aí, pouco há de novo se o há. Se o Sapo fez bem ? Claro que sim, se o pode fazer pq não.

Agora, tornar o uso daqueles "butões" *obrigatórios* para o guardar de bookmarks é que é de uma visão, digamos... "inovadora". :-D

por Carlos Jorge Andrade a 11 Julho 2006 - 23:35

E para ser ainda mais odiado
Digo mais, já que os portugueses não gostam de ouvir/ler críticas pois levam tudo a mal.

O SAPO Tags é o pior nome que podiam escolher para o serviço, é tão mau como se criar um serviço chamado "SAPO Categorias"...

Basicamente o nome não identifica o projecto e até confunde ainda mais. O SAPO Fotos também tem tags, e no entanto não se chama "SAPO Fotos Tags" nem apenas "SAPO Fotos".

Este novo serviço é apenas "mais um conteúdo" que utiliza o sistema de catalogação "tags", não um serviço exclusivo de tags...

Se é que me faço entender.

por Cláudio Franco a 11 Julho 2006 - 23:38

Até tiveram uma boa ideia
Eu não vou dizer se é uma boa ou má iniciativa, porque isso é irrelevante. Quanto á qualidade da mesma, parece-me estar nivelada pela qualidade geral dos produtos sapo ... O que quer que isso queira dizer.

Agora a extensão para o firefox é que não estava à espera. Muito bom mesmo. Existem estensões iguais para o delicious e para o magnolia, mas não deixa de ser uma boa ideia.

por Rui Moura a 12 Julho 2006 - 00:23

Ainda “inovar”
Parafraseando o que já escrevi noutro lado: é verdade, isto é mais do mesmo PARA NÓS, que tratamos del.icio.us e digg por 'tu', e deitamos pelos cabelos clones dos mesmos.

Para o utilizador comum, isto é novo, e mais ainda: para muitos, tem a marca da empresa a quem pagam todos os meses. Por um lado, pode-se olhar para isso como puro marketing (pôr o cliente a sentir o seu investimento mensal a ter um valor acrescentado --- indirectamente), mas por outro o factor confiança/familiaridade. Para um utilizador Aunt Tillie, existe uma diferença enorme entre um site minimalista e em inglês como o del.icio.us, e um site com um look familiar e com instruções claras em português.

Acho que o Tags vai levar o social bookmarking a pessoas que nunca na vida iriam utilizar o del.icio.us. Para mim, isso é alguma inovação.

por João Craveiro a 12 Julho 2006 - 00:27

Mas interessante..
Mas realmente interessante seria ver um serviço inovador. Os geeks são uma minoria, mas confesso que gostava de ver algo inovador em Portugal.

Será assim tão difícil? O Carlos criou o Lusocast e o Destakes, conceitos que não são pioneiros mas que trouxeram inovação (principalmente o Destakes). Man power = 1.

Não sei, eu diria que um serviço inovador beneficiaria a credibilidade do Sapo (que afecta à PT, é pouca!) não apenas a nível de marketing mas como para os geeks, que são sempre os primeiros a contar aos amigos daquele novo serviço fantástico. Desconheço serviços que tenham sido popularizados por não geeks (excepto Hi5 e coisas que tal).

por Mário Lopes a 12 Julho 2006 - 02:12

SAPO Tags
Inovar ou não é relativo, lamento desiludi-los a todos, mas nem o del.icio.us, e muito menos o magnólia tiveram algo de inovador, havia até há bem pouco um site em português, bem mais antigo do que qualquer um dos anteriores que não era mais do que um site de partilha de bookmarks, salvo erro o nome era "", isto só para vos dizer que acho que antes de se falar em inovação onde quer que seja é preciso ter calma.

Depois, faz sentido sim que o SAPO replique para Português todos os serviços que assim o entender, o SAPO é na realidade nacional um exemplo a seguir, quer se goste, quer não! E achar que o comum do Português usa o del.icio.us, lamento mas é ser pouco realista, o inglês é para muitos portugueses uma imensa barreira entre eles e o "conhecimento" se assim o quiserem chamar, não é um problema exclusivamente português, mas é de facto um problema, daí que tantos projectos quantos os que forem localizados consigam à partida reunir uma boa base de clientes suficiente para os custos de desenvolvimento! No caso do SAPO o fotos e os blogs são um exemplo prático disso! A pergunta que se fará é se os clientes destas duas ferramentas vieram do blogspot ou do blogger ou do flickr ou de outro qualquer ou são de facto "novos" bloggers? Eu votaria na última... e isso é muito importante no panorama nacional.

Por último só para deitar lenha na fogueira, o nome ainda está por se explicar! E vai um pouco mais longe que o del.icio.us...que sinceramente é faz muito pouco! ;)

por Pedro Custódio a 12 Julho 2006 - 09:03

Só para avisar o pessoal :)
Vamos lá ver.. "Thanks for helping us test Gmail for your domain! We're excited to help you offer Gmail accounts with your domain." https://www.google.com/hosted/tondela.org/&hl=pt_BR, para quem quiser nome@Tondela.org como e-mail. O SAPO Mail já saía da beta, há tanto tempo.. ou pelo menos abriam a escotilha, para todos os que têm e-mail poderem já usar, aposto que iriam ter mais feedback.
por Marco Rodrigues a 12 Julho 2006 - 09:44

E-mail para bugs?
Não encontro lá nenhum e-mail para contactos, e o único que vi foi na página da API e não funciona. Outra coisa, por exemplo: http://tags.sapo.pt/rss2/user/GothicX, só me dá o feed dos que eu fiz partilhar, então e os outros? quero colocá-los no meu browser e só me aparecem meia dúzia, lol..
por Marco Rodrigues a 12 Julho 2006 - 10:31

A questão dos conteúdos exclusivos
Se há uma coisa que me afsta logo à partida de qualquer produto com um sapo no logotipo é a idiotice dos "conteúdos exclusivos".
É a maior palermice de que há memória, mas disso não falam eles. Ou melhor, respondem logo "ah e tal, quem é cliente tem que ter regalias" ... Pois, isso.

Agora entrando no tópico, alguém disse atrás

"E achar que o comum do Português usa o del.icio.us, lamento mas é ser pouco realista".

Eu também lamento que ache que o comum Português vai sequer algum dia saber o que é o Sapo Tags ... Porque não vai. Lamento informar. Tendo em conta que o comum utilizador de internet nem sabe o que é um browser, já nem preciso de falar do resto. E quem sabe o que é um browser não é necessariamente geek.

E depois a conversa da treta do geek e do não geek. Essa até me mete impressão. O Flickr tem neste momento milhões de utilizadores, e pela conversa que já aqui ouvi, são todos geeks, porque só os geeks é que conhecem e usam estas modernices.

Quanto á questão da falta de conhecimento de inglês dos Portugueses, é uma realidade que não pode ser ultrapassada tão cedo, e tentar adaptar serviços estrangeiros para o nosso país até poderá ser uma boa intenção ... Mas só vem contribuir ainda mais para a desgraça. Lamento, mas é a minha opinião.

por Rui Moura a 12 Julho 2006 - 11:44

..
Oh Pedro, eu até compreendo essa posição e é, em certa parte, legítima. Agora, imagina se todos os grandes ISPs de cada país decidissem copiar. Sinceramente, eu não estou a ver Finlândia, Suécia, Dinamarca, a copiarem um serviço para a sua língua, apenas porque está em Inglês. E olha que até considero os países nórdicos bastante patriotas (as bandeiras içadas a cada casa sueca certamente tem algum significado) e, sem dúvida alguma, muito evoluídos.

Sinceramente, e na minha opinião, o que eu gostaria de ver era algo novo e diferente. Seguir a manada é uma política precária. Funciona bem a curto prazo mas fica-se por aí. Não conheço ninguém que se tenha safado bem a copiar os outros.

Não obstante tudo isto, até considero que o serviço tem qualidade e está bem concebido. O calcanhar de Aquiles é apenas conceptual: mais um, nada de novo, segue-se em frente (no ponto de vista de um geek e utter geeks!)

por Mário Lopes a 12 Julho 2006 - 11:51

Tags
Não compreendo quem é que pode achar o tags complicado (do ponto de vista de design), um layout que usa 4 imagens, que podem ser retiradas sem estragar nada, uma organização com header, duas colunas e footer... não estou a ver onde está a complicação. Mas gostaria que me explicassem, porque estamos cá para melhorar.

PS: botões coloridos... onde?

por Pedro Couto e Santos a 12 Julho 2006 - 12:03

SAPO Tags
Rui, os números de adesão aos serviços SAPO falam por si, e aqui lamento que desconhecas essa realidade, pelo que o teu argumento do comum dos mortais, cai mesmo por terra neste caso. Por outro lado, a questão da falta de inglês poder ser agradava por teres serviços em Português, devo dizer-te que foi o melhor argumento que eu já ouvi para... enfim.. se deixar de falar Português! Para além de que acharem que não se devem fazer serviços em Português só porque já existem em inglês... acho que deviam falar com o vosso "inovador" del.icio.us e consultar o archive.org (http://web.archive.org/web/20011006015330/http://www.uinks.pt/), o UINKS era em português e estavamos em 2001 ;)

Mário, como deves imaginar e espero conhecer, a realidade em termos de literacia é muito diferente entre Portugal e a Finlândia. Pelo que não me parece que seja um problema do SAPO, acho que é importante e isto é uma opinião pessoal que haja cada vez mais serviços na internet em Português, é também uma parte importante de desenvolvimento nacional, não precisamos de nos fechar no nosso "Portugal" mas também não precisamos de abdicar da nossa cultura. Criarmos a nossa própria cultura em português na internet seria sim um projecto a longo prazo para a continuidade da nossa cultura.

Só para terminar, porque o SAPO também têm um papel educativo, quer se goste ou não, o SAPO e os restantes serviços de bookmarks já lançados entretanto têm um obrigação e sabem-no certamente, que é o de dar a conhecer e educar muitos portugueses a utilizar novas ferramentas. Neste sentido, a utilização de TAGS e em particular neste caso aplicadas à organização de bookmarks, somado com o Fotos faz com que o SAPO esteja na linha da frente disso mesmo... como dizia quer gostemos ou não...

Só para desmistificar e porque não convém misturar, no tags e no fotos não há conteúdos exclusivos, o que há tanto quanto sei é um registo central com uma conta sapo, que por sinal são de graça! ;)

por Pedro Custódio a 12 Julho 2006 - 12:08

Whatever
Pedro, ve lá que eu gostei tanto que neste momento até apareço no "Top de utilizadores" ... Na verdade foi só para experimentar a importação do delicious, que funciona bem (se bem que ainda não entendi algumas opções estranhas que por lá param).

Quanto ás pessoas que vão ou não utilizar o serviço, já por lá andam tags a demonstrar que o português comum já aderiu ao serviço (mamas, sexo, nudez, etc) ... Enfim ... Para bem destes serviços devia haver uma blacklist de tags e palavras-chave que não poderiam ser utilizadas, além de um controlo sobre alguns utilizadores, mas isso já é outra história.

por Rui Moura a 12 Julho 2006 - 12:48

Mamas, qual é o problema?
Rui, o que é que tens contra mamas?
Essas tags são quase todas minhas, e sim... eu sou português. Foram incluídas no âmbito dos testes da coisa, mas nem por isso os vou retirar. Eu gosto de mamas!

Censura...? Nunca mais.

por Pedro Couto e Santos a 12 Julho 2006 - 12:51

Nada contra
Eu não tenho nada contra mamas, e peço desculpa porque não sabia que era uma questão de testes ... Mas censura? O meu comentário não tem nada que ver com censura ... Nem pouco mais ou menos. Tem a ver com civismo. Tem a ver com o respeito pelos outros. Só isso. No meu blog também tenho uma extensa blacklist, vou ser acusado de censura? Não, é só para evitar porcalhices, spam e coisas do género ...
por Rui Moura a 12 Julho 2006 - 13:36

Ainda as mamas
Bom, se fazer uma blacklist de palavras num serviço de tags não é censura, então não sei o que é. Mamas é um termo científico, nem entra nesta discussão, mas há outras palavras que posso querer usar para tagar os meus bookmarks, fotos, posts ou whatever que podem ser perfeitamente perteninentes e me aborreceria bastante se estivessem blacklisted.

Afinal, se num serviço em que usamos palavras para classificar conteúdo nos são barradas algumas palavras, o serviço perde um pouco o sentido.

por Pedro Couto e Santos a 12 Julho 2006 - 14:29

Censura
Pedro Couto e Santos,

Então deixa lá ver se eu percebo. Uma blacklist ou "censurar" certas palavras no Tags é *CENSURA! MEU DEUS!*. Remover a palavra "Sexo" do Top de pesquisas do Sapo é o quê então ? Estética ?

por Carlos Jorge Andrade a 12 Julho 2006 - 14:57

Uma década depois..
Vai-se lá perceber estes hypes..

http://web.archive.org/web/19961221004258/http://www.itlist.com/

por Gonçalo Silva a 12 Julho 2006 - 15:03

uinks..
Eu por acaso conhecia o serviço uinks.pt, por isso o delicious não é nada de inovador! talvez só na parte de ser Web 2.0 e mais fácil de usar. Censurar algumas tags, talvez.. isso agora faz parte do bom senso, porque acho que sexo já se encontra muito e evitaria links para página p0rn, pois isso já há muito por aí.
por Marco Rodrigues a 12 Julho 2006 - 15:18

Re:
Para quem diz qui e noutros blogs que me sobe o azeite à cabeça por uma opinião/critica é mentira. Não me subiu pela opinião das pessoas aqui e noutros blogs. Sobe-me sim quando não a primeira coisa que leio nem sequer se trata duma opinião, mas sim da primeira coisa que se encontra para poder dizer que o site está visto, neste caso, o esquecimento de um link para /post
O resto sim, é uma opinião. E a minha resposta para as alternativas foi fundamentada na garantia do serviço. E quando falo em garantias não digo que tenha bugs ou que o serviço ainda não esteja completo (como é o caso), mas sim, o exemplo que dei de que um dia que acordes mal disposto podes desligar a tua maquina e não tens de dar satisfações a ninguem. Outra garantia, embora a mim não me deixe excitado como algumas pessoas que mal apanham o google em baixo metem um screenshot nos blogs deles é que por exemplo anteontem à noite os teus serviços estiveram em baixo por um bom bocado (Atenção, não estou a atirar pedras).

Para os teus seguidores que te veem como um deus aka "Man power", onde é que o lusocast e destakes foi inovador?
Eu pessoalmente fiquei contente por ter visto essa iniciativa em Portugal e não fui buscar opinião a outros blogs para dizer que se trata apenas duma tradução.

por suskind a 12 Julho 2006 - 15:36

Críticas
suskind,

"Sobe-me sim quando não a primeira coisa que leio nem sequer se trata duma opinião, mas sim da primeira coisa que se encontra para poder dizer que o site está visto, neste caso, o esquecimento de um link para /post"

Lançam um site e "esquecem-se" da funcionalidade mais importante. Nunca me passou pela cabeça esquecerem-se disso, logo assumi que a única forma de introduzir tags era por aqueles butões. Como já tenho a toolbar ocupada com coisas mais importantes... sim, o site "estava visto" já que, e repito, não tem nada de novo para se falar. É um site de Tags. A novidade é ser do Sapo. Ponto.

"O resto sim, é uma opinião. E a minha resposta para as alternativas foi fundamentada na garantia do serviço. E quando falo em garantias não digo que tenha bugs ou que o serviço ainda não esteja completo (como é o caso), mas sim, o exemplo que dei de que um dia que acordes mal disposto podes desligar a tua maquina e não tens de dar satisfações a ninguem. Outra garantia, embora a mim não me deixe excitado como algumas pessoas que mal apanham o google em baixo metem um screenshot nos blogs deles é que por exemplo anteontem à noite os teus serviços estiveram em baixo por um bom bocado (Atenção, não estou a atirar pedras)."

Se reparares, eu não tenho *um* site de que possas depender. Se algum morrer, life goes on e ninguém perde *nada*. Em relação aos serviços estarem em baixo, tens toda a razão, estiveram. Mas em relação a isso nada posso fazer pq 1) Não tenho o $ que um ISP tem para ter redundância. 2) Como não tenho $ tenho de depender da *incompetência* barata da Tvtel que sem aviso decide cortar a ligação ou a energia ao servidor quase todas as semanas pelas mais diversas razões. E acredita, de todos sou o que fico mais chateado com a situação.

"Para os teus seguidores que te veem como um deus aka "Man power", onde é que o lusocast e destakes foi inovador?"

Wow... agora tenho seguidores ? Tenho de pensar em criar um clube de fãs.
Em relação aos sites, nunca disse que foram inovadores, mas não foram "mais uns sites". O Lusocast é um directório de podcasts sem réplica em .pt e que eu saiba não há mais nenhum site de notícias em Portugal que liste aquele número de fontes e te dê as mais relevantes por categoria sendo que foi dos primeiros a ter RSS na pesquisa. Mas acredita que não é a ti que me tenho de justificar. Não gosta, não usa. E como dizes, amanhã se me derem mais chatisses que prazer, vão ao ar.

"Eu pessoalmente fiquei contente por ter visto essa iniciativa em Portugal e não fui buscar opinião a outros blogs para dizer que se trata apenas duma tradução."

Eu disse que foi "só uma tradução" ? Não estarás a confundir este post com outro de um colega de trabalho teu ?

por Carlos Jorge Andrade a 12 Julho 2006 - 15:55

Em concordância
"Mário, como deves imaginar e espero conhecer, a realidade em termos de literacia é muito diferente entre Portugal e a Finlândia. Pelo que não me parece que seja um problema do SAPO, acho que é importante e isto é uma opinião pessoal que haja cada vez mais serviços na internet em Português, é também uma parte importante de desenvolvimento nacional, não precisamos de nos fechar no nosso "Portugal" mas também não precisamos de abdicar da nossa cultura."

Pedro, aqui estamos em concordância total. O nosso único ponto de discórdia é que eu defendo que os serviços sejam inovadores e diferentes, enquanto que o SAPO opta por copiar e traduzir. Deve haver lugar para os dois. O problema é que ainda não vi foi nenhuma proposta inovadora da SAPO. É demasiado desiquilibrio.

por Mário Lopes a 12 Julho 2006 - 16:17

Concordância
Mário,
ainda bem que estamos de acordo neste ponto, a verdade é que me irrita um pouco ver uma substancial falta de serviços em português só porque eles já existem em inglês, enfim, eu podia batalhar muito neste ponto e nesse sentido acho que o Carlos tem sido pioneiro: é importante sim termos serviços em Português, e não precisam de ser novos, podem ser "traduções" não vejo mal nenhum disso, a concorrência sempre fez bem, excepto no caso dos nossos combustíveis.

Enfim, quanto ao SAPO não ter nada de inovador, acho que estaremos a ir muito longe, eu acho é que não nos podemos esquecer que para muitos utilizadores, portais como o SAPO representam a primeira linha ou seja é através deles que aprendem e dão os primeiros passos na internet, se calhar concordas comigo em como o SAPO não tem em nós o público alvo mas todos os outros menos "info"-literados ;)

Dou-te um exemplo e puxa a brasa à minha sardinha, a SHiFT está a ser organizada à semelhança de outras conferências europeias, com um caracter muito nacional, mas também não é nada de novo, nem na europa, nem no mundo, será que devia deixar de a organizar? A resposta é não, porque simplesmente me cansei de não ver portugueses onde os temas que a SHiFT irá abordar são discutidos, pois vai daí se Maomé não vai à montanha a montanha vem a Maomé e espero que com isso fiquemos todos (portugueses) a ganhar. Como acho que ficamos com os serviços do SAPO, quer os usemos ou não.

Só para terminar a questão da Finlandia, a verdade é que muitos países não têm ISP com iniciativa, porque muitos deles há muito que perderam a guerra contra os gigantes, neste caso acho que nos podemos orgulhar por ainda termos web em Português, quanto tempo irá durar é outra questão de fundo, mas por agora agradeço! ;)

por Pedro Custódio a 12 Julho 2006 - 16:48

SHiFT
Eu acho que o SAPO e o SHiFT não são comparáveis. O SHiFT é uma excelente iniciativa e julgo que não pode ser caracterizada da mesma forma que um website é.

Mas pronto, fica o repto! Tentem imprimir algum carácter inovador nos sites! Os geeks gostam e certamente que o comum dos mortais também gostará (o iPod foi uma inovação, embora fosse apenas mais um player mp3).

por Mário Lopes a 12 Julho 2006 - 17:11

Está bem ...
Se quer levar o assunto para o lado da censura, a mim tanto me faz. Lembro que por exemplo, no flickr (que é um exemplo positivo a todos os níveis, venha quem vier) existe uma opção de "relatar conteúdo ofensivo", que mais tarde pode leva á "censura" de determinada imagem/conteúdo. Isso é censura? Não, não é. É simplesmente uma forma de controlar os conteúdos ditos inapropriados em sites que não se denominam pornográficos. É uma questão de zelar pela satisfação das pessoas. Que imagem daria, e isto é só um exemplo, alguém chegar à página inicial do sapo tags e ter na tag cloud, em letras gordas, a tag Porno, ou Pornografia? É esse ponto que eu estou a tentar fazer passar.

Mas lá está. Nem me aquece nem me arrefece. Era só a minha opinião. O tempo encarrega-se do resto.

por Rui Moura a 12 Julho 2006 - 17:37

Censura e inovação
Quanto à palavra sexo na homepage do sapo, não sei, não estou por dentro dessa decisão editorial, portanto não comento.

Mas não me parece comparável a fazer desaparecer certas palavras de um serviço que depende das palavras para funcionar. Uma é mera informação (e, sinceramente - who cares quais são as palavras mais pesquisadas seja onde for), outra é uma ferramenta que faz funcionar o próprio serviço.

Aguentem-se que vou usar palavras que alguns não gostam.

Se eu for urologista e tagar muitos sites sobre o aparelho urinário, posso perfeitamente querer taga-los com a palavra "pila" - não é científico, mas eu como urologista sou um galhofeiro. Não posso? E o que é que não vou poder a seguir?

Quanto à inovação também não concordo.

No messenger temos em desenvolvimento várias features que os outros IMs do mercado não têm. Lamentavelmente, os outros saem sempre primeiro - facto a que não deve ser alheio equipas monstruosas e orçamentos fantásticos.

Um dia havemos de conseguir ser os primeiros. Mas duvido que nesse dia prestem atenção. Até lá, acreditem que a equipa do sapo é um monte de gente a sério que gosta dos projectos que faz e que as pessoas os usem.

Não somos um monte de marketers a tentar sugar as ideias dos outros.

por Pedro Couto e Santos a 12 Julho 2006 - 21:44

"hack" para o wordpress


"Hack" para adicionar posts do wordpress ao Sapo Tags - http://ruimoura.net/blog/2006/07/12/sapo-tags-wordpress-hack/

Cheers.

por Rui Moura a 12 Julho 2006 - 23:17

Off-topic
Gostei muito agora do http://www.musicaonline.pt, enquanto que o http://musica.sapo.pt, nem sequer abre no firefox e muito menos é feito cá. Bem que podiam começar agora por aí =)
por Marco Rodrigues a 13 Julho 2006 - 08:47

Sim mestre
"Wow... agora tenho seguidores ?"

Sim mestre, como queira mestre, nós estamos aqui dispostos a dar a vida por si. ;)


por Marco a 13 Julho 2006 - 11:58

Mail de Suporte
Já existe o mail de suporte para poderem enviar os vossos bugs/sugestões.

Mail: info.tags@mail.sapo.pt

por Marco Rodrigues a 14 Julho 2006 - 23:32


Blogmaster
moi Tem 36 anos, é natural de Vila Nova de Famalicão mas mora no Porto desde que veio para a universidade... bem, morou. Agora já casado, está pela Maia. Anda pela internet há já uns 16 anos tendo trabalhado em vários projectos como foram o caso do Mail.pt ou no Sapo. Também conhecido como o responsável pelo ITJobs, o Destakes e o Usauto entre outras brincadeiras. De resto já bloga há uns 11 anos apesar de ter perdido parte da "vida" numa mudança de hosting provider. Algumas restias ainda por aí andam... ah, e o email de contacto está no footer.

Feeds RSS
Posts
Posts + comentários
Twitter



Procurar...

Por aí...

Últimos comentários...
05 Dez - Media?!?
28 Set - NetFacturação
13 Jul - L.M Agência Web
14 Jun - Espaço
30 Mai - mapa de Abrantes
16 Mai - rasismo?
28 Abr - Jornalismo versus Publicidade
29 Mar - Requerimento de prestações...
31 Jan - Eis a explicação!...
17 Jan - Sou eu
11 Jan - Foi inaugurado um novo espa...
07 Jan - Guerra ao rubro


Arquivos...
Agosto 2010 (1)
Maio 2010 (4)
Abril 2010 (2)
Março 2010 (2)
Fevereiro 2010 (5)
Janeiro 2010 (5)
Dezembro 2009 (3)
Novembro 2009 (5)
Setembro 2009 (4)
Agosto 2009 (6)
Julho 2009 (9)
Junho 2009 (2)
Maio 2009 (10)
Abril 2009 (5)
Março 2009 (7)
Fevereiro 2009 (16)
Janeiro 2009 (15)
Dezembro 2008 (18)
Novembro 2008 (9)
Outubro 2008 (15)
Setembro 2008 (13)
Agosto 2008 (11)
Julho 2008 (17)
Junho 2008 (28)
Maio 2008 (17)
Abril 2008 (14)
Março 2008 (21)
Fevereiro 2008 (21)
Janeiro 2008 (33)
Dezembro 2007 (23)
Novembro 2007 (16)
Outubro 2007 (6)
Setembro 2007 (16)
Agosto 2007 (18)
Julho 2007 (17)
Junho 2007 (10)
Maio 2007 (30)
Abril 2007 (17)
Março 2007 (24)
Fevereiro 2007 (27)
Janeiro 2007 (20)
Dezembro 2006 (16)
Novembro 2006 (20)
Outubro 2006 (24)
Setembro 2006 (18)
Agosto 2006 (33)
Julho 2006 (30)
Junho 2006 (31)
Maio 2006 (17)
Abril 2006 (21)
Março 2006 (23)
Fevereiro 2006 (26)
Janeiro 2006 (38)
Dezembro 2005 (33)
Novembro 2005 (28)
Outubro 2005 (33)
Setembro 2005 (48)
Agosto 2005 (43)
Julho 2005 (35)
Junho 2005 (47)
Maio 2005 (37)
Abril 2005 (38)
Março 2005 (25)
Fevereiro 2005 (27)
Janeiro 2005 (35)
Dezembro 2004 (42)
Novembro 2004 (26)
Outubro 2004 (45)
Setembro 2004 (52)
Agosto 2004 (25)
Julho 2004 (53)
Junho 2004 (55)
Maio 2004 (60)
Abril 2004 (46)
Março 2004 (65)
Fevereiro 2004 (45)
Janeiro 2004 (68)
Dezembro 2003 (68)
Novembro 2003 (59)
Outubro 2003 (67)
Setembro 2003 (46)
Agosto 2003 (31)
Julho 2003 (36)

Aqui ao lado...
Pedro Figueiredo
Pedro Melo
Celso Martinho
Sérgio Carvalho
Rui Carmo
Nuno Loureiro
Maria João Nogueira
Filipe Miguel Tavares
Bruno Pedro
Ricardo
Nuno Mariz
Vitor Magalhães
Carlos Duarte
Mário Lopes


 

 


 

não chateiem com os erros de Português... "the bad spelling is part of the charm". ;-)
escusado será dizer que as opiniões aqui expressas são minhas e só minhas, e não de outros ou da empresa onde trabalho
qualquer outro bitaite... ramblings at karlus.net
não, não é powered by MovableType ou Wordpress, é powered by código meu em PHP

O conteúdo deste site não poderá ser utilizado sem a sua autorização expressa.
As imagens nele contidas são propriedade dos respectivos autores.