ramblings about life and tech...  

Fevereiro, 1 2007
Quinta-feira

A rede de blogs
Eu por acaso já tinha topado isto há uns dias, não é difícil, basta visitar um dos blogs da rede para perceber a coisa, mas nem me mereceu comentário, esperava um anúncio que apenas chegou hoje de uma maneira que de todo não esperava.

O recrutamento
Em Setembro passado o Paulo Querido pedia bloggers com experiência para editar um novo blog em part-time remunerado. Por cá a novidade era o "remunerado". Na altura pensei, "aí vem um blog novo qualquer, temático, suportado por receitas do Adsense". Mas nunca mais houve novidades...

A rede
Há dias, dei com o blog NaWeb2 através de um trackback, e rapidamente percebi que o seu editor era um conhecido blogger, o Ricardo do Zone41. Pensei, "olha, criou outro com uma temática similar", mas rapidamente percebi que não era esse o caso.
Como se pode ver no footer do blog, existem uma série de links para outros blogs. Se for a esses mesmos blogs, os footers respectivos apontam para uma mesma lista... estamos uma rede de blogs. Na altura existia do lado direito (no espaço que agora se encontra a branco) um anúncio do género "És blogger ? Queres escrever na nossa rede ? Manda mail para xxxx". Na altura em que escrevo isto, já não lá está. Ora, a maioria dos domínios desses blogs (senão todos, porque alguns estão protegidos mas alojados no mesmo IP) são propriedade de uma única entidade... pauloquerido.com unipessoal lda.

Até aqui tudo bem, o Paulo pretende replicar o que Jason Calacanis fez e está a criar uma rede de blogs á semelhança da Weblogs, Inc.
Faz sentido, os bloggers criam conteúdo e o rendimento proveniente dos blogues (Adsense principalmente) e do efeito de rede é dividido por todos e pelo mentor da rede. Era este o princípio por de trás da Weblogs, Inc, à parte de um conteúdo de qualidade.
Tornar esta informação pública ou não é irrelevante, os blogs da Weblogs, Inc sempre assumiram a origem desde o início, senão mais à frente. Agora, uma coisa é não falar no assunto, deixar as pessoas descobrirem, outra é andar a contar histórias da carochinha... e mal.

A "omissão da verdade"
Hoje, discretamente, o Paulo refere num post dois "novos" blogs que por "esquecimento" não faziam parte da sua blogroll. O Teknologico "do Tiago Devezas" e o NaWeb2 "do Ricardo", ambos com rasgados elogios, um "não se limita a fazer de correia de transmissão das “novidades”" e o outro "trata a web 2.0 e o software social com um olhar de falcão".

Isto seria perfeitamente normal não fosse uma grande treta, para não dizer outra coisa, sendo ele a principal parte interessada. O dono dos blogs (quem tem o poder de os fechar, ao fim ao cabo) é ele próprio, Paulo Querido, e não as pessoas que refere como autoras. Todos os domínios dos blogs da rede são dele. A rede é dele. Quem remunera os bloggers pelo que escrevem é ele, basta olhar para os anúncios Adsense que constam nessa mesma rede de blogs... o google_ad_client, o que define a conta Adsense onde o $$$ vai cair, é comum a todos os blogs da rede, e imagine-se lá a quem pertence ?

Se calhar sou só eu, mas ali, no mínimo, falta um grande disclaimer com explicação anexada.
Será mais vantajoso passar estes blogs e outros como amadores do que pertencentes a uma rede de blogs remunerados ? Quer dizer, se é, agora deixou de ser, mas por outro lado também ganha uns hits daqui. ;-)

Hora  1 Fevereiro 2007 - 22:01   Comentários 20 Comentário(s)   Technorati links  

Notícias possivelmente relacionadas:
AOL compra rede de blogs
TubarãoEsquilo: uma rede de blogs portugueses
72 milhões de blogs na rede
Rede de cabo da MSNBC faz maior campanha de sempre em blogs
Lançada maior rede de Internet a grande velocidade do mundo
Publicidade faz incursão nos blogs portugueses
Cultura: 150 bibliotecas ligadas em rede até fim 2006
Powered by Destakes


Comentários - Comentar ?

Quando se quer saber alguma coisa
O mais fácil é perguntar. Se o tivesse feito, Carlos, teria tido resposta. Assim, fez uma crítica à superfície.
Claro, já sei: é o "jornalismo do cidadão".

por Paulo Querido a 1 Fevereiro 2007 - 23:18

É muito relevante este post
Eu acho muito importante este post. Não porque seja errado criar uma rede de bloggers (pelo contrário, dou os parabéns por esta nova iniciativa).

Mas o vazio de certa informação pode criar uma ilusão. Este post preenche o vazio (muito obrigado por isso Carlos). No final ficam todos a ganhar, porque não acredito que a ilusão tivesse algum interesse.

Boa sorte para os mentores deste novo projecto.

por Pedro Lima a 2 Fevereiro 2007 - 00:17

Perguntas
Paulo,

Haveriam perguntas se ouvessem dúvidas.

por Carlos Jorge Andrade a 2 Fevereiro 2007 - 00:55

Riscos
Você tem uma grande falha narcísica. O que o incomodou? Ter descoberto o footer depois de meia blogosfera? Eu ter elogiado o Ricardo (um bom blogger, você sabe-o tão bem como eu) e o Tiago (um rapaz corajoso e com talento, você não sabe nem quer saber mas eu digo-lho na mesma)?
Acha que a acusação de "omissão da verdade" faz algum sentido? Pense duas vezes antes de responder.
Acha que pode afirmar que a rede é minha e que eu remunero os autores pelo que escrevem? Em que se baseia para o afirmar (eu, como visado, tenho legitimidade para lhe colocar esta pergunta, quero ver se você tem coragem para responder sem ser através de algum tipo de fuga, baralhação de pista ou contra-pergunta)?
Uma vez que não lhe restam dúvidas, esclareça as minhas e não falaremos mais deste assunto.

por Paulo Querido a 2 Fevereiro 2007 - 01:22

Bla bla bla
Paulo,

Leu o que escreveu ? Leu o que eu escrevi ? É preciso ser mais claro que isto ? Só se for para baralhar... o seu texto e o meu são claros como a água. Se eu menti, ou faltei à verdade aponte-me os factos. Eu apontei.

por Carlos Jorge Andrade a 2 Fevereiro 2007 - 01:45

assobiar para o lado
Carlos, você não me colocou nenhuma questão. Eu coloquei-lhe questões bem directas sobre o que você classifica de "factos". Você não me respondeu, preferindo assobiar para o lado e armar. É consigo. Por mim, caso encerrado. O tempo se encarregará de esclarecer os leitores (a você não, que não tem dúvidas).
por Paulo Querido a 2 Fevereiro 2007 - 02:11

Recomendações Isentas?
Paulo,

a questão que o Carlos levanta é pretinente, e passa por perceber se tu enquanto jornalista omististe ou não que tens um interesse pessoal na promoção desses blogs e aí concordo com o Carlos, não é lá muito correcto a menos que deixes isso claro.

Sendo tu e todos conhecedores dos blogs, penso que um post é uma forma de pergunta, uma forma de indagar uma dada situação, não? Por isso está na mesa, já respondias se era ou não verdade... não?

por Nuno Lopes a 2 Fevereiro 2007 - 10:58

A questão essencial
Caro Nuno Lopes, como imagina a questão não era essa.
por Paulo Querido a 2 Fevereiro 2007 - 12:12

O cerne da questão
Paulo,

Qual é a parte de "Haveriam perguntas se ouvessem dúvidas" que não percebe ? Já escreveu tanto disparate no seu blog depois deste post e ainda não negou nada do que eu disse, se é que há para negar. Mas sim, concordo em absoluto com a sua última frase acerca do esclarecimento dos leitores.

Nuno,

Precisamente. Esse é o cerne da questão. Claro como a água. O Paulo é que ainda não percebeu... ou não quer perceber.

por Carlos Jorge Andrade a 2 Fevereiro 2007 - 12:18

Perguntar ou afirmar, eis a questão
Afinal, qual é a questão? Estou confuso. No seu post não há questões: há apenas e só constatações e afirmações.
Se for capaz de formluar uma pergunta, caro Carlos, terei o maior prazer em lhe responder. Reservo apenas o direito de o fazer DEPOIS de esclarecer as minhas próprias perguntas, insertas anteriormente e aqui repetidas, apenas para mantermos a ordem nisto: o que o incomodou? Ter descoberto o footer depois de meia blogosfera? Eu ter elogiado o Ricardo (um bom blogger, você sabe-o tão bem como eu) e o Tiago (um rapaz corajoso e com talento, você não sabe nem quer saber mas eu digo-lho na mesma)?
Acha que a acusação de "omissão da verdade" faz algum sentido? Pense duas vezes antes de responder.
Acha que pode afirmar que a rede é minha e que eu remunero os autores pelo que escrevem? Em que se baseia para o afirmar (eu, como visado, tenho legitimidade para lhe colocar esta pergunta, quero ver se você tem coragem para responder sem ser através de algum tipo de fuga, baralhação de pista ou contra-pergunta)?

por Paulo Querido a 2 Fevereiro 2007 - 16:04

Português
Este tipo de "picanço" é sempre saudável... É como um "sururu" num SPORTING x BENFICA. O povo gosta de assistir ao desenrolar destas histórias... Ao contrário do futebol não meu "blogger" preferido... Acompanho os conteúdos do Carlos e do Paulo de forma mais ao menos igual... Só espero que isto não ganhe contornos de novela e sejam mais 2 "putos" a brincar ao português...
Cumprimentos.

por Francisco Tomé Costa a 2 Fevereiro 2007 - 16:22

afinal...
Como em tudo na vida acabo por tomar o meu partido... Foi uma decisão rápida... Apenas valeu uma segunda leitura aos posts dos intervenientes e respectivos comentários.
O meu Veredicto: Quem ficou "sentido" com o sucedido foi o Sr. Paulo Querido, pois o seu "negócio" foi desmascarado e tornado público. De forma "inteligente" contra atacou jogando com as palavras, tentando tirar a razão ao Paulo Andrade. Penso que quer ser sucedido no que faz não deverá enveredar por estes caminhos. Simplesmente tem de "ignorar" as criticas e responder com factos! Acabo por considerar a "denúncia" do Carlos uma crítica construtiva que Paulo Querido não soube tirar partido, em vez disso, brinca com o português. Afinal quem é o jornalista aqui? Cumprimentos

por Francisco Tomé Costa a 2 Fevereiro 2007 - 16:34

Não fujas à questão
Paulo, não tentes fugir à questão directa que te foi colocada! Ficaste foi numa posição delicada com o que o Carlos disse neste post e agora estás a baralhar as coisas, a tentar levar a questão para o lado que te interessa para não teres que responder.
por João Pinto a 2 Fevereiro 2007 - 18:35

Não fujas à questão
Paulo,

Concordo com o Nuno e com o Carlos, estás a fugir à questão essencial. Com este post ficaste numa situação delicada e agora não sabes como responder, não é? Por isso é que estás a tentar baralhar as coisas para não teres que responder à pergunta directa que te foi colocada.

por João Pinto a 2 Fevereiro 2007 - 18:35

Não percebo
Eu de facto também não percebo Carlos, como é que pdoes afirmar sem perguntar antes ao Paulo, que o funcionamento da rede é assim ou assado, que o Paulo ganha ou não ganha? Paga ou deixa de pagar?

E quanto ao facto de ainda não ter feito disclosure, já te passou pela cabeça que ele fosse fazer o anúncio público da rede mais tarde?


por Sérgio Rebelo a 3 Fevereiro 2007 - 17:02

Pois
Só não compreendo a irritação do P.Q. perante os factos, de qualquer das maneiras considero o teu post como muito importante no esclarecimento de um facto real que acontece no mundo virtual.Sejamos claros, porque razão perante factos concrectos e verdadeiros se irritam as pessoas?, para mim é estranho, e até incompreensível, niguém deve ter medo de assumir a sua modo vivendis na vida real e virtual.Excelente post, a verdade sempre acima de tudo, no confronto de opiniões, mas sempre sem medos, que é coisa que nos querem fazer crer a nós bloggers portugueses, escrever sempre aquilo que nos vai na alma, em liberdade, há que aproveitar a liberdade de expressão enquanto ela existe na blogoesfera portuguesa.Um abraço
por re21 a 3 Fevereiro 2007 - 21:06

Percebe, percebe
Sérgio Rebelo,

Não percebe ? Com o Paulo deve ser dos poucos.
Como posso afirmar sem perguntar ? Pense, em que condições o Sérgio afirma sem perguntar ? Mas essa dúvida trás água no bico, já que um blog do Sérgio pertence à rede... mas se calhar esqueceu-se de referir isso.

Quando ao disclosure, eu dou-lhe um exemplo, já que é conceito que não entende, tendo em conta o que eu já disse atrás.

O Sérgio é comentador gastronómico.
O Sérgio contrata/associa-se um cozinheiro para abrir um restaurante.
Passado uns meses faz um review gastronomico ao restaurante que têm em comum dizendo que se come lá muito bem e que o cozinheiro é um mestre... sem referir a sua ligação/interesse.

Achas normal ? Eu não, mesmo que fosse anunciar a abertura do restaurante mais tarde. Chama-se isenção, conflito de interesses, chama-se ser honesto. Ou estava calado ou clarificava as coisas... a não ser que quisesse esconder algo.

por Carlos Jorge Andrade a 5 Fevereiro 2007 - 00:33

continuo sem perceber
"O dono dos blogs (quem tem o poder de os fechar, ao fim ao cabo) é ele próprio, Paulo Querido, e não as pessoas que refere como autoras."

Carlos, de facto não percebo como é que podes fazer uma afirmação destas. Não me venhas dizer que são factos, que juntaste um mais um, porque olhastae para os domínios de 2 ou 3 blogs e dizes que são TODOS pertença do PQ e que ele é que os pode fechar e etc. Acho isso no mínimo uma falta de respeito para os autores (e não supostos autores) dos blogs em questão.

Reviews, cozinheiros e restaurantes? Eu nem sequer fiz nenhuma crítica, apenas te coloquei duas questões, como é que tinhas chegado às tuas afirmações. Agora vens-me dizer que eu precisava de um disclosure para colocar essas questões? Que não tou a ser honesto? Eu teci algum comentário ou fiz alguma apologia positiva ou negativa 'à rede' ou aos seus intervenientes?

Quanto ao facto de eu ter um blog 'na rede', isso é verdade agora, não o era quando fiz o comentário e foste rápido agora, já que 'descobriste' o meu blog 'na rede' cerca de 40 minutos depois de nela ter entrado. Muito bem! MAs fico com a dúvida, se eu não entrasse para 'a rede', ficava sem resposta ou também já sabias que eu ia entrar para 'a Rede' e estavas apenas à epsera do momento para me responder?

E como disseste agora, é verdade, EU tenho um blog 'na rede', um blog que já existia e não, não o vendi a ninguém.


por Sérgio Rebelo a 5 Fevereiro 2007 - 10:19

É impressão minha ou...
... o Paulo Querido não gosta muito do Citizen Journalism??? Há definitivamente algo de podre no reino e não é no da Dinamarca...
Ó Paulo, toca a rever a opinião porque a coisa parece-me um pouco contraditória...
Enfim, é a blogosfera certo???

por Pedro Rebelo a 9 Fevereiro 2007 - 14:15

Primeiro agregador..
Gosto é da parte das notícias, em que dizem que é o primeiro agregador de bloggers em Portugal. Talvez seja o primeiro em que os bloggers são pagos para tal. P.Q: Acho que ao invés de ter a lista de blogs que irão pertencer ao TE, devia ter era um texto a explicar o seu futuro funcionamento e esclarecer as questões colocadas pelo Carlos, seria saudável para todos.
por Marco Rodrigues a 10 Fevereiro 2007 - 11:03


Blogmaster
moi Tem 33 anos, é natural de Vila Nova de Famalicão mas mora no Porto desde que veio para a universidade... bem, morou. Agora já casado, está pela Maia. Anda pela internet há já uns 13 anos tendo trabalhado em vários projectos como foram o caso do Mail.pt ou no Sapo. Também conhecido como o responsável pelo ITJobs e o Destakes entre outras brincadeiras. De resto já bloga há uns 8 anos apesar de ter perdido parte da "vida" numa mudança de hosting provider. Algumas restias ainda por aí andam... ah, e o email de contacto está no footer.

Feeds RSS
Posts
Posts + comentários
Twitter



Procurar...

Em movimento...
mais fotos...

Últimos comentários...
06 Jul - Banca de Jornais
03 Jul - Comédia
03 Jul - te-me-ne
03 Jul - cómico...
02 Jul - Reportagem
02 Jul - Advogado do Diabo
02 Jul - TVI 24
02 Jul - LOL
30 Jun - Estou interessada
27 Jun - freelancer em design
24 Jun - Ridículo
15 Jun - Freelancer


Arquivos...
Julho 2009 (2)
Junho 2009 (2)
Maio 2009 (10)
Abril 2009 (5)
Março 2009 (7)
Fevereiro 2009 (16)
Janeiro 2009 (15)
Dezembro 2008 (18)
Novembro 2008 (9)
Outubro 2008 (15)
Setembro 2008 (13)
Agosto 2008 (11)
Julho 2008 (17)
Junho 2008 (28)
Maio 2008 (17)
Abril 2008 (14)
Março 2008 (21)
Fevereiro 2008 (21)
Janeiro 2008 (33)
Dezembro 2007 (23)
Novembro 2007 (16)
Outubro 2007 (6)
Setembro 2007 (16)
Agosto 2007 (18)
Julho 2007 (17)
Junho 2007 (10)
Maio 2007 (30)
Abril 2007 (17)
Março 2007 (24)
Fevereiro 2007 (27)
Janeiro 2007 (20)
Dezembro 2006 (16)
Novembro 2006 (20)
Outubro 2006 (24)
Setembro 2006 (18)
Agosto 2006 (33)
Julho 2006 (30)
Junho 2006 (31)
Maio 2006 (17)
Abril 2006 (21)
Março 2006 (23)
Fevereiro 2006 (26)
Janeiro 2006 (38)
Dezembro 2005 (33)
Novembro 2005 (28)
Outubro 2005 (33)
Setembro 2005 (48)
Agosto 2005 (43)
Julho 2005 (35)
Junho 2005 (47)
Maio 2005 (37)
Abril 2005 (38)
Março 2005 (25)
Fevereiro 2005 (27)
Janeiro 2005 (35)
Dezembro 2004 (42)
Novembro 2004 (26)
Outubro 2004 (45)
Setembro 2004 (52)
Agosto 2004 (25)
Julho 2004 (53)
Junho 2004 (55)
Maio 2004 (60)
Abril 2004 (46)
Março 2004 (65)
Fevereiro 2004 (45)
Janeiro 2004 (68)
Dezembro 2003 (68)
Novembro 2003 (59)
Outubro 2003 (67)
Setembro 2003 (46)
Agosto 2003 (31)
Julho 2003 (36)

Aqui ao lado...
Pedro Figueiredo
Pedro Melo
Celso Martinho
Sérgio Carvalho
Rui Carmo
Nuno Loureiro
Maria João Nogueira
Filipe Miguel Tavares
Bruno Pedro
Ricardo
Nuno Mariz
Vitor Magalhães
Carlos Duarte
Mário Lopes

Procurar...



 

 


 

não chateiem com os erros de Português... "the bad spelling is part of the charm". ;-)
escusado será dizer que as opiniões aqui expressas são minhas e só minhas, e não de outros ou da empresa onde trabalho
qualquer outro bitaite... ramblings at karlus.net
não, não é powered by MovableType ou Wordpress, é powered by código meu em PHP

O conteúdo deste site não poderá ser utilizado sem a sua autorização expressa.
As imagens nele contidas são propriedade dos respectivos autores.