ramblings about life and tech...  

Maio, 21 2007
Segunda-feira

O dia em que os agregadores começam a dar dinheiro
De tempos a tempos, lembro-me e varro a página do PlanetGeek na diagonal. Não subscrevo o feed, pessoalmente prefiro o conteúdo do P* (disclaimer: sou agregado no P*) mas isso não vem ao caso.
Hoje, reparei num post de um blog que julgo ser o blog do próprio planeta.

Basicamente diz... "Eu giro o site. O site gasta muita banda. Eu não tenho dinheiro nem quero procurar alternativas. Vou por anúncios do Adsense para pagar as contas. Desculpem qualquer coisinha." Assim, sem mais nada.

A homepage do PlanetGeek tem 275K!!! Uma enormidade. E nem mod_gzip/deflate o servidor tem. Alguém se preocupou em mudar isto ? Só no HTML poupavam 70% se passassem para esta solução. Seria quê, menos 50% de banda gasta, imagens incluídas já que as imagens dos posts vêm dos próprios blogs ? E a homepage precisa de ter aquela quantidade de artigos ?

Mas não, os anúncios do Adsense são mais fáceis de colocar, e dão dinheiro. E como o site tem um "estrondoso e crescente sucesso" vai render uns trocos. E se/quando der lucro, os bloggers que são quem fazem/fizeram o sucesso do site recebem uma percentagem ?

Eu gosto de planetas (estou num), mas quando a coisa chega a estas "desculpas da treta" para justificar a falta de dinheiro sem considerarem alternativas ou alguém que as arranje (pelo texto do post, e pelo pedido de "compreensão" isto parece ter passado ao lado) ... apetece saltar fora. E digo isto para o planeta dos outros como para o onde estou.

Hora 21 Maio 2007 - 23:16   Comentários 19 Comentário(s)    

Notícias possivelmente relacionadas:
Dia Mundial da Poupança: onde aplicamos o nosso dinheiro?
Aeroporto da Portela só tem combustível para um dia
BCE disponibiliza liquidez aos bancos pelo segundo dia
Vermoim - Festas em Honra de Nossa Senhora da Caridade e das Migrações começam no próximo sábado
VERMOIM - Festas em Honra de Nossa Senhora da Caridade e das Migrações começam no próximo sábado
VERMOIM: Festas em Honra de Nossa Senhora da Caridade e das Migrações começam no próximo sábado
Dia da Cidade de Faro comemorado no Teatro das Figuras
Powered by Destakes


Comentários - Comentar ?

Acho que...
... estás a misturar 2 coisas distintas. Uma é eles não saberem / não se terem lembrado de activar a compressão, nem lhes ter passado pela cabeça que, se calhar, não ter 500 artigos numa página pode não ser boa ideia..

Outra é eles quererem ganhar uns trocos. Se eles querem, força. Se algum dos membros não gostar da ideia, sai. Agora, não acho que eles estejam a fazer uma coisa horrivelmente anti-ética...

por Pedro Timóteo a 21 Maio 2007 - 23:38

Planetas e afins
Eu subscrevo o Planeta Geek (há bués, por sinal).

Por acaso nestas coisas, acho que, quem está lá dentro, é que tem de concordar ou não.

Para mim, como leitora, quero lá saber se põem anúncios, ou se põem luzes de Natal. Eu quero é poder continuar a ler alguns dos posts que ali se vão escrevendo.

Se querem ganhar algum com o assunto, seja para pagar contas de alojamento, seja para fazerem umas jantaradas de vez em quando......a mim, como leitora, não aquece nem arrefece :)

por Mª João Nogueira a 21 Maio 2007 - 23:39

Sorry...
... que *ter* 500 artigos pode não ser boa ideia. Está à vontade para editar o 1º comentário e apagar este. :)
por Pedro Timóteo a 21 Maio 2007 - 23:40

Não como leitor
Maria João e Pedro,

Claro que como leitor me estou a borrifar para os anúncios. Mal estava se tivesse problemas... eu falo como *participante* na coisa. Claro que eles podem por anúncios e isso não tem nada de anti-ético. Cada um faz o que quer.
Eu quero é saber o que acontece aos participantes... no que isso vai dar, pode haver quem não se sinta confortável a comtribuir pra causa. Pode sair ? Claro que sim... mas é sobre isso que tenho curiosidade. Não o que pensam os leitores.

por Carlos Jorge Andrade a 21 Maio 2007 - 23:48

pg
Tem mtos artigos porque não tem o mesmo software que o p* usa, que tem paginação. De qualquer das formas, o P* contabiliza 114GB por ano, o que até nem acho muito.
por vd a 22 Maio 2007 - 00:24

Geek?
Planeta muito e gordo por sinal, geek... pouco
Prova disto é o conteúdo e agora também a análise do Carlos ;)

por Joao Barros a 22 Maio 2007 - 01:31

O Karlus do costume
Meu caro amigo de longa data,

Primeiro, o servidor não tem mod_gzip/deflate porque está num serviço de alojamento, o PG não tem servidor próprio.

Segundo, e ao contrário de um outro Planeta bem conhecido, onde reina a cenoura e o chicote, as decisões são tomadas entre todos os bloggers. Esqueceste-te de referir a assinatura que está no tal artigo. Eu lembro-te:

"Por todos os membro do Planet Geek,
Mário Gamito"

Terceiro, sim, a conta apagar já é grande e fazendo uma regra de 3 simples pelo comentário do VD, o tráfego que estamos a gastar é muito superior ao do P*.

Quarto, sim, está muito caro e foi por isso que se colocaram os anúncios.
Ou julgas que eu gosto deles ?

Quinto, de tanto escreveres mal de tudo e de todos, corres o risco de qualquer dia ninguém te passar cartão.

Mesmo assim, não deixo de te enviar um abraço,
Mário Gamito

por Mario Gamito a 22 Maio 2007 - 09:37

Post Scriptum
Preocupa-te é com * que ao que parece só têm até ao fim do mês para deixarem de o usar.
por Mário Gamito a 22 Maio 2007 - 09:42

És o mesmo ?
Olha que confundido eu estou,
pensava que eras o gajo que tem um site que agrega conteudos de publicações sem a autorização dos mesmos (a la Google News) e enche aquilo de Adsense.
Não, o do destakes deve ser outro...

PS: Obrigado pela publicidade gratuita ao Planet Geek. Sempre lá chegam mais uns quantos que não o conhecem :P

por Mario Gamito a 22 Maio 2007 - 11:25

O do costume
Mário,

1) Que tem a ver o servidor ser de um serviço de alojamento ou servidor próprio ? Se calhar já mudavas de serviço de alojamento não ?


2) A decisão pode ter sido tomada por todos. Isso não invalida a minha opinião *pessoal*. De qualquer maneira, o teu texto não mostra que foi uma decisão democrática. Foi ? Melhor ainda...

3) A conta a pagar é grande ? Fenix, eu sinceramente não sei onde voçês vão buscar os núumeros, ainda no outro dia eram os gajos do MapMyName que diziam que para servir 10 000 page views por dia gastavam $500 por mês.

4) Escrever mal de todos ? Lá vem o choradinho do "estão-me a atacar". A única coisa que comentei foi a decisão tomada que para mim seria "polémica" tendo em conta as alternativas. De novo, o gasto de banda no PlanetGeek é um desperdicio da maneira como está. É uma crítica, técnica se quiseres, não um "ataque".
Quanto ao passar cartão ? Couldn't care less... mas quanto a isso eu no teu lugar olhava primeiro para o espelho.

5) Preocupar-me com o P* ? Porque haveria de me preocupar ? Tenho lá quota não ? Os blogues agora morrem que os planetas acabarem ? No limite perdem-se umas boas discussões...

6) Tava a ver que a do Destakes não aparecia, era trivial de mais. Mas essa explicção fica para mais tarde e a expressão "misturar alhos com bugalhos" acaba de me passar pela cabeça. :-)

E quando à pub gratuita não tens que agradecer... espero que dê mais uns clicks para pagar as "contas avultadas". ;-)

Abraço!

por Carlos Jorge Andrade a 22 Maio 2007 - 12:02

Será?
Houvi dizer que o impulsionador desse planeta foi recentemente despedido. Será os Adsense no planetgeek a forma que ele arranjou para fazer face a essa vicissitude da vida??
por Passarinho a 22 Maio 2007 - 12:31

Não
Não foi despedido.
Ouviste dizer mal.

por Mário Gamito a 22 Maio 2007 - 13:17

Post Scriptum
Se fosse o caso de estar à espera de viver do AdSense, mais valia ir tocar guitarra para a rua com o chapéu das moedinhas à frente.
por Mário Gamito a 22 Maio 2007 - 13:17

Mano
Karlus,

Vamos ficar por aqui, ok ?
Está-se bem mano.

Abraço,
Mário Gamito

por Mário Gamito a 22 Maio 2007 - 13:17

Não
Passarinho: não concordo com este tipo de abordagem nem com o comentário. Podemos picar-nos uns aos outros - se existir sentido de humor, até se torna numa coisa engraçada que ninguém pode levar a peito, muito menos a nível pessoal. Eu fi-lo recentemente, e fui bem interpretado por uns e mal por outros (o costume).
Mas este tipo de comentário é escusado. O desemprego não deve envergonhar o desempregado mas o empregador; tão-pouco deveria servir de arma de arremesso, ainda por cima lançada por mãos anónimas. Mas já estou a ver que estas guerras têm barbas mais compridas que as do Richard Stallman.
E, já agora, eu "houvi" dizer que "houvi" não leva h.

por Marco a 22 Maio 2007 - 13:29

What a mess...
Já fui habitante do planeta geek... Deixei de o ser por uma atitude menos correcta do seu owner...

E sinceramente a meu ver o coitado do planeta está a piorar de dia para dia... de geek resta mesmo muito pouco...

Adsense numa página daquelas... aja paciência... O que vale mesmo é existir o firefox e o jeitoso do adblock... ;)

por VDIAS a 22 Maio 2007 - 20:26

Fazer-se ao piso
Ó VDias,

Podias ser mais subtil a fazeres-te ao convite para entrares no P*

por Mário Gamito a 22 Maio 2007 - 21:47

Desilusão...
Realmente sempre que se fala em pgeek... surge-me a ideia de desilusão...

Para quem não conheça o ninho... bastava ver estes teus comentários para saber o que se lá passa...

Mário, pensa um pouco nos comentários que fazes, não irias perder nada com tal...

por VDIAS a 23 Maio 2007 - 10:30

Ó Vítor
Tem calma. Estás a querer passar uma imagem do Geek que não corresponde à verdade. Estás a ser precipitado - e foi a mesma precipitação que te fez sair. Tivesses ficado mais duas horas na mailing list e saberias que o problema foi resolvido de uma maneira que me deixou orgulhoso. Na verdade, fortaleceu o espírito de grupo. E olha que eu nem sou anjinho nem baixo as calcinhas ao ego de ninguém.
Dito isto, resta-te chamares-me mentiroso ou então apresentares factos e não reticências. Seja qual for a tua decisão, é conversa para se ter em privado e não aqui. Sabes como me contactar. Um abraço.

por Marco a 23 Maio 2007 - 12:06


Blogmaster
moi Tem 36 anos, é natural de Vila Nova de Famalicão mas mora no Porto desde que veio para a universidade... bem, morou. Agora já casado, está pela Maia. Anda pela internet há já uns 16 anos tendo trabalhado em vários projectos como foram o caso do Mail.pt ou no Sapo. Também conhecido como o responsável pelo ITJobs, o Destakes e o Usauto entre outras brincadeiras. De resto já bloga há uns 11 anos apesar de ter perdido parte da "vida" numa mudança de hosting provider. Algumas restias ainda por aí andam... ah, e o email de contacto está no footer.

Feeds RSS
Posts
Posts + comentários
Twitter



Procurar...

Por aí...

Últimos comentários...
05 Dez - Media?!?
28 Set - NetFacturação
13 Jul - L.M Agência Web
14 Jun - Espaço
30 Mai - mapa de Abrantes
16 Mai - rasismo?
28 Abr - Jornalismo versus Publicidade
29 Mar - Requerimento de prestações...
31 Jan - Eis a explicação!...
17 Jan - Sou eu
11 Jan - Foi inaugurado um novo espa...
07 Jan - Guerra ao rubro


Arquivos...
Agosto 2010 (1)
Maio 2010 (4)
Abril 2010 (2)
Março 2010 (2)
Fevereiro 2010 (5)
Janeiro 2010 (5)
Dezembro 2009 (3)
Novembro 2009 (5)
Setembro 2009 (4)
Agosto 2009 (6)
Julho 2009 (9)
Junho 2009 (2)
Maio 2009 (10)
Abril 2009 (5)
Março 2009 (7)
Fevereiro 2009 (16)
Janeiro 2009 (15)
Dezembro 2008 (18)
Novembro 2008 (9)
Outubro 2008 (15)
Setembro 2008 (13)
Agosto 2008 (11)
Julho 2008 (17)
Junho 2008 (28)
Maio 2008 (17)
Abril 2008 (14)
Março 2008 (21)
Fevereiro 2008 (21)
Janeiro 2008 (33)
Dezembro 2007 (23)
Novembro 2007 (16)
Outubro 2007 (6)
Setembro 2007 (16)
Agosto 2007 (18)
Julho 2007 (17)
Junho 2007 (10)
Maio 2007 (30)
Abril 2007 (17)
Março 2007 (24)
Fevereiro 2007 (27)
Janeiro 2007 (20)
Dezembro 2006 (16)
Novembro 2006 (20)
Outubro 2006 (24)
Setembro 2006 (18)
Agosto 2006 (33)
Julho 2006 (30)
Junho 2006 (31)
Maio 2006 (17)
Abril 2006 (21)
Março 2006 (23)
Fevereiro 2006 (26)
Janeiro 2006 (38)
Dezembro 2005 (33)
Novembro 2005 (28)
Outubro 2005 (33)
Setembro 2005 (48)
Agosto 2005 (43)
Julho 2005 (35)
Junho 2005 (47)
Maio 2005 (37)
Abril 2005 (38)
Março 2005 (25)
Fevereiro 2005 (27)
Janeiro 2005 (35)
Dezembro 2004 (42)
Novembro 2004 (26)
Outubro 2004 (45)
Setembro 2004 (52)
Agosto 2004 (25)
Julho 2004 (53)
Junho 2004 (55)
Maio 2004 (60)
Abril 2004 (46)
Março 2004 (65)
Fevereiro 2004 (45)
Janeiro 2004 (68)
Dezembro 2003 (68)
Novembro 2003 (59)
Outubro 2003 (67)
Setembro 2003 (46)
Agosto 2003 (31)
Julho 2003 (36)

Aqui ao lado...
Pedro Figueiredo
Pedro Melo
Celso Martinho
Sérgio Carvalho
Rui Carmo
Nuno Loureiro
Maria João Nogueira
Filipe Miguel Tavares
Bruno Pedro
Ricardo
Nuno Mariz
Vitor Magalhães
Carlos Duarte
Mário Lopes


 

 


 

não chateiem com os erros de Português... "the bad spelling is part of the charm". ;-)
escusado será dizer que as opiniões aqui expressas são minhas e só minhas, e não de outros ou da empresa onde trabalho
qualquer outro bitaite... ramblings at karlus.net
não, não é powered by MovableType ou Wordpress, é powered by código meu em PHP

O conteúdo deste site não poderá ser utilizado sem a sua autorização expressa.
As imagens nele contidas são propriedade dos respectivos autores.